terça-feira, 2 de novembro de 2010

Regimes de governo e legitimidade

Estes dias, intrigada com a acusação dos ideais golpistas do PT, fiquei refletindo sobre a questão da legitimidade de um governo e do regime de governo.

Devo me acusar logo de cara que não sou entusiasta da democracia. Na verdade, em bom português, pra mim não fede nem cheira. Tenho pra mim que a legitimidade de um governo em relação ao seu povo vale mais do que o regime de governo.

Discutindo com um amigo, o qual gosto muito de conversar sobre certos temas - sobretudo porque frequentemente ele diverge da minha posição, mas sempre de modo a contribuir para o meu aprendizado, e não para eu ter vontade de mudar a pessoa para a lista de ignorados, tamanhas são as bobagens que sou obrigada a ver ou ouvir -, chegamos a alguns pontos em comum. Tomo a liberdade de postar a conversa aqui.

Samirinha diz:
e em relação ao governo ditatorial
esses dias tava pensando sobre isso
pra nós q olhamos de fora
não só cuba, como outros
será q tem como se fazer a pergunta "o que é mais relevante, democracia ou legitimidade, ainda q com autoritarismo?"
pq eu não sei se sou fã incondicional da democracia, devo dizer...
acho q eh o menos pior do q existe... rs

DIEGO diz:

acho que vc ta passando por perto da pergunta fundamental
ate q ponto a satisfação da sociedade em bem estar (seja por crescimento economico salario $$$$ ou boa saude e educação) fazem com que demandas em relação a sistema de representatividade (democracia) fiquem menos importante
ate q ponto um governo nao democratico é aceito ja q consegue agradar a população nos seus desejos mais basicos??

Samirinha diz:

simsim... vc qualificou o q eu entendo por legitimidade de forma tácita... rs
aí entra o conceito da social democracia
a dilma tava falando no jornal agora e eu tava pensando
o PT não é PT sentido estrito sensu, se fosse, não estaria fazendo associações com o setor produtivo... estaria contra eles
o PT é mais PSDB
e o PSDB é mais PL
olhando só o q as siglas representam

DIEGO diz:

vc tem que entender a questão do o que teoricamente o partido representa e o que o sistema político faz ele representar de fato
mas eu acho que vc deveria pensar não em democracia x autoritarismo, mas sim em que ponto os fluxos de desejos e demandas da população numa democracia não são atendidos pelo governo. Ao inves de esperar só na hora das eleições


Em primeiro lugar, adoro ter conversas deste nível.

Em segundo lugar, pq eu não perco a oportunidade de alfinetar... aposto que mais da metade das pessoas que fazem determinadas críticas não tem idéia do que representa social-democracia, onde ela nasceu, etc.

Em terceiro lugar, e agora voltando ao assunto principal do post. Isto que foi sumariamente discutido entre eu e meu colega converge para minha visão do desenvolvimento econômico, sobretudo considerando que há uma distinção, como diria nosso mestre Furtado, entre desenvolvimento e modernização. Seria interessantíssimo que ambos caminhassem juntos. Quando há essa impossibilidade, o que é preferível? Um país bastante moderno, tanto em termos de estrutura produtiva quanto de instituições (instituições modernas, desenvolvidas? conceito pra mim bastante duvidoso), ou um país que conhece e atende os anseios da maioria da sua população? Usando Cuba somente como exemplo.


Em quarto lugar, notem que falei "um país que conhece os anseios da maioria da sua população". Não foi aleatoriamente. Há uma grande ignorância por parte de um segmento bem determinado da população no Brasil do que representa seu país como um todo. Embora acredite que o simples fato de se conhecer essa situação não mudaria nada, fica registrado, então, que não se pode alegar ignorância ao fazer uma opção visando apenas os seus próprios interesses.


Em quinto lugar, a questão da soberania nacional, a qual eu gosto tanto, está intimamente relacionada com esta discussão.

Algumas falácias que ouvi durante as eleições

Caros leitores (sic),

Faz dias que quero iniciar uma série de postagens sobre as principais falácias que ouvi durante este período eleitoral. Não sei se os autores dos referidos comentários (as vezes compartilhados por mais de uma pessoa - mass delusion? rs) chegarão a ler esta postagem. Se o fizerem, peço que entendam que este é um "direito de resposta" por ter preferido me calar a levar adiante uma discussão infrutífera.

1) Acredito que este comentário foi uma alusão aos pretensos desejos do PT de tomar o poder, criticando o fato de o presidente Lula abraçar o Fidel Castro.

Em primeiro lugar, na minha humilde opinião, é infinitamente melhor abraçar o Fidel Castro do que o George Bush ou o Berlusconi!!! (estou com um nojo sem tamanho deste homem hoje, depois da matéria que vi no jornal!).

Em segundo lugar, isto pra mim incita uma questão muito mais fundamental. Quais pesos que temos para julgar o que "é melhor" entre democracia e legitimidade de um governo?

Após este post, farei outro sobre esta questão, que vem me intrigando há alguns dias (queria saber quantas das pessoas que vieram encher meus ouvidos e olhos com tantas bobagens de fato perdem horas pensando nessas questões.... rs).

2) "Sendo assim, melhor parar de trabalhar e ter filhos para ganhar bolsa família!"

Será que essas pessoas sabem quanto cada família recebe a mais por filho do bolsa família? Será que elas já tiveram curiosidade de entrar no site do Ministério do Desenvolvimento Sustentável (hein?), para consultar os valores? R$ 22! Custa menos do que a cerveja de 1fds de qualquer destas pessoas que fizeram estes comentários. Qqr pessoa, por mais ingorante que seja, sabe que um filho custa muito mais do que isso por mês!

Para outras falácias acerca do bolsa família, sugiro:

Para dúvidas conceituais: http://www.mds.gov.br/programabolsafamilia/o_programa_bolsa_familia/beneficios-e-contrapartidas

Para um artigo simples e muito ilustrativo: http://www.cartacapital.com.br/app/materia.jsp?a=2&a2=6&i=1264

Para pesquisas mais aprofundadas: http://www.ipc-undp.org/mds.do

Estou desesperadamente à procura de dados que provem que estou infinitamente enganada a este respeito. Aguardo feedbacks.


Depois postarei sobre outras falácias.