terça-feira, 2 de novembro de 2010

Algumas falácias que ouvi durante as eleições

Caros leitores (sic),

Faz dias que quero iniciar uma série de postagens sobre as principais falácias que ouvi durante este período eleitoral. Não sei se os autores dos referidos comentários (as vezes compartilhados por mais de uma pessoa - mass delusion? rs) chegarão a ler esta postagem. Se o fizerem, peço que entendam que este é um "direito de resposta" por ter preferido me calar a levar adiante uma discussão infrutífera.

1) Acredito que este comentário foi uma alusão aos pretensos desejos do PT de tomar o poder, criticando o fato de o presidente Lula abraçar o Fidel Castro.

Em primeiro lugar, na minha humilde opinião, é infinitamente melhor abraçar o Fidel Castro do que o George Bush ou o Berlusconi!!! (estou com um nojo sem tamanho deste homem hoje, depois da matéria que vi no jornal!).

Em segundo lugar, isto pra mim incita uma questão muito mais fundamental. Quais pesos que temos para julgar o que "é melhor" entre democracia e legitimidade de um governo?

Após este post, farei outro sobre esta questão, que vem me intrigando há alguns dias (queria saber quantas das pessoas que vieram encher meus ouvidos e olhos com tantas bobagens de fato perdem horas pensando nessas questões.... rs).

2) "Sendo assim, melhor parar de trabalhar e ter filhos para ganhar bolsa família!"

Será que essas pessoas sabem quanto cada família recebe a mais por filho do bolsa família? Será que elas já tiveram curiosidade de entrar no site do Ministério do Desenvolvimento Sustentável (hein?), para consultar os valores? R$ 22! Custa menos do que a cerveja de 1fds de qualquer destas pessoas que fizeram estes comentários. Qqr pessoa, por mais ingorante que seja, sabe que um filho custa muito mais do que isso por mês!

Para outras falácias acerca do bolsa família, sugiro:

Para dúvidas conceituais: http://www.mds.gov.br/programabolsafamilia/o_programa_bolsa_familia/beneficios-e-contrapartidas

Para um artigo simples e muito ilustrativo: http://www.cartacapital.com.br/app/materia.jsp?a=2&a2=6&i=1264

Para pesquisas mais aprofundadas: http://www.ipc-undp.org/mds.do

Estou desesperadamente à procura de dados que provem que estou infinitamente enganada a este respeito. Aguardo feedbacks.


Depois postarei sobre outras falácias.

Um comentário:

Dokonal disse...

Sobre o Bolsa Família, a melhor análise que conheço é um Dossiê elaborado pelo coletivo Passa Palavra. É bom alertar que o ponto de vista do coletivo não é o do burocrata do governo, nem o do gestor de empresa.

http://passapalavra.info/?p=21593