terça-feira, 19 de outubro de 2010

Resposta para a Tainah

Tainah,

Seu comentário no post anterior foi tão bacana que merece um post de resposta... rs... Fiquei muito, mas muito feliz mesmo, com as suas palavras.

Não tenho a menor pretensão de virar uma economista que só conversa com economistas, muito pelo contrário – abomino este tipo de coisa. Entretanto, me limito a dialogar com pessoas que tenham condições, pelo menos, de acompanhar meu raciocínio.

Minha resposta à sua resposta (sic) é fruto de alguns anos de estudo (e muita dedicação, como você mesma pode comprovar). Claro que jamais vou estudar tudo que é possível no mundo, de modo que transmito uma parte limitada do conhecimento limitado que possuo, ok? Espero que você não leve a mal algumas coisas que eu disser... rs...

Em primeiro lugar, se você sempre estudou em colégio particular, você sai de largada com uma enoooorme vantagem do que quem só estudou em colégios públicos, para conseguir uma vaga em universidade pública. Claro que isto teria sido mais fácil nos dias recentes com a priorização do ensino superior, sobretudo através da criação de novas universidades, ampliação de vagas, e com a política de bolsas de estudo em universidades privadas. Aliás, tenho vários alunos na PUC que são bolsistas. Aliás (2), certamente eu só fui fazer mestrado porque também aumentaram o número de bolsas e, também, o valor das bolsas, dado que, como você sabe, eu tinha que me manter e ainda ajudar minha família.

Já fugi do assunto... rs... mas voltando. De fato, a classe média é sempre esquecida. São necessárias políticas para os “pobres” e, de quebra, sempre tem políticas que beneficiam as classes superiores. Seja de forma ativa, ou simplesmente, de forma passiva. Você se conforma de pagar o mesmo ICMS de um produto que o Abílio Diniz? Eu não.

Por outro lado, a priorização dos meios de transportes rodoviários é um indicador do grau da não-evolução da sociedade. Nas maiores cidades, os principais meios de transporte são coletivos. No Friends, por exemplo, raramente eles mencionam que tem carro. No How I met your mother, eles vão para todos os lugares de taxi... boa parte do seriado se passa dentro dele. E assim se repete para Paris, Tokio... Em relação ao transporte de cargas, idem. Já vi vários indicadores que os transportes ferroviários são muito mais eficientes e baratos que os rodoviários. O Brasil ainda poderia explorar um potencial hidroviário. Ok, estou viajando... rs... Mas enfim, o que determina isso é algo que está enraizado desde os anos 1950, não convém relembrar agora.

Ao perguntar isso, você não pode se esquecer que para cada pessoa que tem condições de pelo menos financiar um carro em 60x, existem muitas pessoas que praticamente não tem o que comer. Não quero tirar o seu mérito, mas... estas pessoas precisam de alguém que faça por elas, precisam de oportunidades.

Enquanto classe média, minimamente qualificada, o melhor que podemos esperar é um governo realmente comprometido com o crescimento e o desenvolvimento da estrutura produtiva, de modo que tenhamos garantia geração de empregos (com direitos trabalhistas justos, alias... rs), de modo que possamos sempre dar um passo a frente. Se os da nossa frente vão ainda mais rápido, é uma outra questão, mas na nossa parte, é o que podemos esperar. Sem desconsiderar que sempre tem gente pior do que nós e que é bem possível nós fazermos algo para ajudar. Nem que seja através de um voto mais esclarecido.

Beijos e muitas saudades de você!

Um comentário:

Marcelo disse...

Muito legal Samira.
Um ponto que eu acho importante martelar, é que o senso comum e a mídia consideram classe média, muitas vezes é de fato classe alta. Os ricos do imaginário popular seriam algo como 0,01% da população, se muito. E os que seriam considerados pobres, seriam, de fato, classe média.
Tem um trabalho que eu acho muito interessante, de ROCHA e URANI: Distribuição de renda no Brasil: um ensaio sobre a desigualdade desconhecida. Eles argumentam que mesmo estudantes de economia desconhecem a (má) distribuição de renda brasileira. Se quiseres posso te enviar.