domingo, 18 de julho de 2010

Ah, a mídia brasileira...

Somente o título e o intuito deste post dariam um blog inteiro, extremamente recheado. Bom, eu não tenho tanto tempo de ficar caçando "furos" assim, mas eventualmente, sempre que eu achar um, vou colocando aqui para ficar registrado.

Quinta-feira passada (15/07), eu tomava café assistindo o Bom Dia Brasil.

Eles passaram uma matéria sobre o fato de o Irã ter proibido alguns cortes de cabelo.

Link para a matéria aqui: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/07/ira-proibe-diversos-cortes-de-cabelo-e-divulga-lista-com-modelos-permitidos.html

Divergências culturais/institucionais à parte, vamos combinar que realmente, isto faz pouco sentido.

Mas daí ao apresentador comentar ao fim do vídeo que (palavras minhas) "é incrível que um país que faz este tipo de coisa, ainda conta com o apoio de muitos países, inclusive ocidentais" beira à revolta!

Em primeiro lugar, é ridículo que uma mídia de grande respeito como a Globo, use de ironias tão simplistas para críticas ao governo Lula e em especial, à sua política externa. Isto pra mim é falta de respeito com os telespectadores.

Em segundo lugar, eu não entendo nada de jornalismo (exceto naquelas partes onde vejo o extremo mal caráter de alguns veículos - outro dia eu uso o espaço para contar algumas experiências que presenciei pessoalmente), e tampouco acompanho o jornalismo televisivo com assiduidade. Mas me parece que houve, recentemente, uma mudança drástica no estilo de apresentação dos telejornais. De um aspecto sério e apenas informativo, todos eles parecem ter adotado o estilo "Boris Casoy" de fazerem comentários após a apresentação das matérias.

Eu sei, em geral eu detesto quando leigos vêm falar de economia pra mim, mas, e infelizmente, ouso arriscar falar sobre a "ciência do jornalismo" (sic). Quem raios achou que esta mudança era uma boa idéia?????????? Vou procurar me informar mais sobre isso, de repente recorrendo a pessoas da área que eu respeito muito... lá vou eu, investigar a metodologia do jornalismo! hehehe...

Em terceiro lugar... é bom ter de volta um espaço para eu compartilhar este tipo de revolta que eu tenho!

Nenhum comentário: