domingo, 11 de julho de 2010

Ficha de leitura

Estou tentando estabelecer com alguns colegas de mestrado o hábito de trocar de fichas de leitura. Claro que seria só um resumo bem pessoal de quem está lendo o texto, e de preferência, de algum texto com um aspecto clara e objetivamente relevante... que forneça um insight interessante.

Já sei que este "objetivamente relevante" vai me render acusações de ser preguiçosa... pode ser também, mas digamos que sou uma pessoa excessivamente pragmática... rs

O livro é o “Trajetórias Recentes de Desenvolvimento: estudos de experiências internacionais selecionadas”, que representa um dos eixos temáticos do IPEA, inserido dentro das Perspectivas do Desenvolvimento Brasileiro. A tentativa é entender as estratégias de desenvolvimento de alguns países, sem desconsiderar que olhamos sempre do ponto de vista brasileiro, ou seja, tendo em mente questões próprias à nossa realidade (palavras minhas).

Por conta do meu interesse nos BRIC + África do Sul, comecei a ler pelo texto da África do Sul. Só para vocês saberem, outros países abordados no livro, além dos “RIC”, são EUA, México, Argentina, Espanha, Finlândia e Alemanha. O livro todo está disponível para download no site do IPEA.

O título do texto é “África do Sul pós-apartheid: entre a ortodoxia da política econômica e a afirmação de uma política externa soberana”. Os autores são Alexandre Barbosa e Angela Tepasse, respectivamente meu orientador da graduação, e uma colega de pró-anpec (mundo pequeno? não, mercado concentrado!).

O texto é bastante informativo, não focando em questões estritamente econômicas, o que seria um erro tratando-se de um país com questões estruturais importantes em seu passado recente. Mas o que mais chama a atenção no texto é o fato de ele apresentar uma metodologia clara na avaliação de política externa. Para nós economistas, é um texto extremamente didático, que cria uma espécie de check list dos itens a serem avaliados.

Em linhas gerais, identifiquei os seguintes pontos:

  • Identificar os objetivos da política externa, traçando seu perfil de acordo com algumas categorias teóricas; analisar o papel da retórica;
  • Analisar a interação entre política externa e a política econômica;
  • Verificar o papel do país nos organismos multilaterais, em relação aos acordos da OMC, em relação à acordos bilaterais e nos blocos econômicos, regionais ou não – além de ver como as relações bilaterais são afetadas pelas relações multilaterais.

Uma das principais conclusões do texto é que o papel da África do Sul no cenário internacional supera o peso de sua economia, em função do sucesso na transição democrática com o fim do apartheid.

Glossário:
IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, vinculado à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República
Pró-Anpec - Anpec é a Associação Nacional de Pós Graduação em Economia. Realiza um exame anual que ajuda os processos de seleção da maioria dos cursos de mestrado em economia no país. Seu exame também é chamado pelos alunos de "Anpec". Pró-Anpec é um cursinho preparatório para a prova da Anpec, da FIPE-Usp.

Nenhum comentário: