domingo, 18 de julho de 2010

Mais algumas notícias...

... e prometo que por hoje eu paro. Tenho outras coisas para fazer, de projetos novos (e bastante desafiadores).

Mas vamos lá, mais algumas coisas que eu vi hoje e achei interessante.

1) Artigo do Bresser na Folha, sobre a defesa dos interesses nacionais traduzidos em apoio às empresas. Este artigo vai exatamente em uma das linhas de pesquisa que eu vinha desenvolvendo enquanto bolsista de pesquisa do IPEA. Espero, em breve, ter tempo para retomar esta pesquisa. Enfim, ele faz uma boa metáfora com o Brasil sendo o menino tolo que troca um brinquedo super legal por um pirulito, ludibriado por dois meninos espertos (no caso, Espanha e Portugal), para o caso da telefonia móvel.

Para quem é assinante: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft1807201007.htm

2) Quem me conhece, sabe como essa notícia mexeu com meus brios... rs... Pesquisa sobre hábitos de consumo da classe C aponta que eles gastam até 60% de sua renda com artigos de luxo! Isso inclui sandália Carmin, jeans Opera Rock, bolsa Louis Vuitton, "unhas de porcelana que custam até R$ 400, com desenhos em alto relevo com cristais Swarovski, e produtos para "mega-hair", um investimento de R$ 1.000 na cabeça", entre outras coisas...

Esta notícia pode gerar uma série de discussões. Eu entendo que acesso ao consumo afeta o bem estar da sociedade, e que não deixa de ser uma medida de desenvolvimento econômico (aguardando críticas do Dokonal). Agora... 1) que belo desenvolvimento, hein?; 2) qual é o gasto (sic) destas mesmas pessoas com educação? (medo de fazer esta pergunta...) entre outras infinitas perguntas...

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/me1807201007.htm

3) Ainda sobre a crise na Europa, li uma frase que por si só me amedrontou: "Outro efeito da crise, os planos de ajuste estrutural impostos como remédio, terão como consequência a curto prazo a tatcherização da Europa continental, ou seja, o fim do modelo social europeu".

Na Carta Maior, artigo de um ex embaixador francês
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=16673

4) Ainda na Carta Maior, uma citação que sintetiza muito bem o "nosso" pensamento acerca dos defensores do ajuste fiscal a qualquer custo. "O que é mais revoltante na posição atual das elites dos EUA é que, depois de terem sido as maiores beneficiárias da magnanimidade do governo nos últimos anos, são precisamente elas que agora atacam a "política fiscal irresponsável e insustentável" do governo Obama. A amnésia coletiva e a depravação moral dessas elites é verdadeiramente inconcebível. As elites que se esgoelam contra o gasto público (marcadamente as de Wall Street) são como alguém que desse a outro cinco carteiras de cigarro por dia e depois se escandalizasse com o fato de que seu beneficiário contraiu um câncer de pulmão."

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=16671

PS: estou um pouco atrasada na leitura dos boletins da Carta Maior... rs

2 comentários:

Jessie Miranda disse...

Eita fazia tempo q vc não atualizava o blog.... eu tinha esquecido o meu tbm....
Bom voltar aqui e vê-lo na Ativa Saly...rs


beijos

Shakiris

Samira disse...

Pois é... mas é tão bom, não sei pq eu parei! hehehehe...