sexta-feira, 25 de julho de 2008

Gabarito às avessas...

A gente vê em economia N modelos que explicam a tendência do desenvolvimento de uma nação. Há também uma série de "regras" que um país deve seguir, se quiser se desenvolver... e outras que ele deve se manter longe, caso queira "superar" o subdesenvolvimento (apesar dessa ser uma das maiores falácias já existentes... quem é que vai julgar o mérito de um país merecer "passar de ano"??? nunca se ouviu falar disso e acho que, pelo menos enquanto eu estiver viva, nunca se ouvirá!).

Retomando a idéia, me pergunto: será que existe um check list ao contrário? Ou seja, será que há uma lista de requisitos que os países avançados podem preencher para se subdesenvolverem?? Se for assim, EUA preenchem todo o gabarito!! Déficit público gigantesco, desigualdade de renda, inflação elevada e juros baixos (apesar do nível de desemprego baixo - pleno emprego, será??!?!?), subsídio agrícola, permisividade no mercado de crédito, etc, etc, etc...

Mudando de assunto...

Essa semana a gente teve uma palestra que conseguiu desmistificar o argumento de que existe uma aliança tácita e poderosa sobre os interesses financeiros das elites e sua influência sobre governo e a mídia. Ora, isso é considerado conspiracionista pelos economistas ingênuos, que conseguem habilmente ver a economia como um amontoado de números e equações, desprovidas de qualquer interesse, politicagem e etc. Mas juro por qualquer coisa que se um dia eu entrar na Receita Federal a primeira coisa que eu vou checar é o imposto de renda da "onisciente" Miriam Leitão (plagiando a Carta Capital)!! hahahahaha... (será que preciso dizer que isso é uma brincadeira?? vai que alguém queira me processar por isso... =S)


2 comentários:

Jessie Miranda disse...

q bom salira, efim,,,, só não ou postar algo sobre o seu post pois estou com o "istrombi" nas costas, preciso ir almoçar!
Venha logo
bjs
esperamos vc

Guilherme Lichand disse...

fala sa...
como vc bem notou com o exemplo dos EUA, a coisa eh bem mais complicada do que parece... e os economistas ainda sabem muito pouco sobre as causas do desenvolvimento... recomendo dar uma olhada em alguns estudos sobre sorte e desenvolvimento (isso mesmo!)... tem um mini-capítulo sobre isso no Elusive Quest for Growth, do William Easterly.
De qualquer maneira, acho que eh ingênuo acreditar que os economistas profissionais são ingênuos a ponto de acreditar que têm a resposta... mas não dá pra ficar parado esperando contar com a boa sorte neh! e o melhor q podemos dizer eh combinar o q funcionou no passado com os novos elementos presentes no contexto político-econômico presente...
certamente não é uma tarefa fácil!