sexta-feira, 18 de julho de 2008

Robin Hood e os Positivistas


Essa semana deparei com algumas coisas que me fizeram pensar muito sobre a minha profissão.

Agora que sou formada, faço pós-graduação e praticamente só convivo com economistas, queria muito saber como é a visão das pessoas em geral sobre economia. Porque, por exemplo, todo mundo é um pouco médico, um pouco psicólogo, técnico de futebol, perito criminalista, etc... rs

Nesse sentido, esta semana ouvi uma das coisas mais legais que já ouvi de um leigo, e foi da própria Jessica (praticamente co-signatária deste blog... rs). Certa parte da conversa, ela disse assim: “economia me lembra política e na política, desde que eu estudo história, ninguém presta. Quer dizer... apenas um! Robin Hood!” (sabem né, aquele que roubava dos ricos para dar aos pobres?? rs...) Fiquei impressionada!

Apesar de tanto estudo, eu mesma ainda mantenho certas convicções mais na forma de sentimentos do que na forma de conhecimento definido, conceituado. Mas essa semana tive uma aula que ajudou a clarear um pouco as idéias nas quais eu acredito.

Um dos conceitos que a gente estudou foi o positivismo. Nas palavras do professor, positivismo é a ideologia que milita pela mudança, modernização, evolução. É necessário ter auto-consciência da razão – o homem é o agente da história que pode ser construída.

Há um certo mito sobre o conceito de “desenvolvimentismo”. Normalmente ele é visto de maneira pejorativa, relacionado à uma vontade louca e desvairada de fazer o país virar uma potência custe o que custar. Desta vez consegui uma definição coerente e razoável sobre o que é desenvolvimentismo, e com ela posso responder à questão que me foi feita na banca: sim, sou desenvolvimentista. A definição que encontrei é a seguinte: desenvolvimentismo é o desenvolvimento como fim em si mesmo, com maior autonomia/soberania e melhores condições de vida à população. Me diz... qual brasileiro que pode discordar disso???

Isso que dá ficar muito tempo sem escrever... rs

4 comentários:

Christian Velloso disse...

Legal, Sasá. Assimilou bem os conceitos dados pelo Pedro. Òtima a aula dele, né? Pena que agora só semestre que vem. Beijos.

Anônimo disse...

Robin Hood - Positivismo - Desenvolvimentismo.
Daniel Dantas - Ilusionismo - Involução.

Samira disse...

Hahahaha... muito bom! Isso que ele foi aluno do Simonsen, hein?

Unknown disse...

Ai Salira....
Q bom q mesmo da minha maneira mesclando "histórias paralelas" a economia (q por sinal não manjo nada) com as minhas idéias malucas, posso passar para as pessoas (no caso vc) algo q ajude a chegar em um conceito... ou pelo menos abrir a mente para o desenvolvimento desse tal conceito...

tá chegando a formatura!

bjs