terça-feira, 8 de julho de 2008

Leituras (e outros) recentes...


Tenho a intenção de mostrar aqui para vocês o que eu tenho lido/visto/ouvido de bom e de ruim recentemente. Junto, coloco algumas impressões e espero que apareça alguém pra me questionar... aliás, estou ansiosa para isto acontecer! rs... Importante ressaltar que procuro dizer tudo em uma liguagem entendível, pelo menos, à maioria da população... ahaha...


Bom, semana passada no Valor achei interessante o artigo do Cláudio Haddad ("Muita retórica, pouca evidência", 03/07). Ele faz algumas considerações sobre o PDP e cita um estudo contra e um a favor que, segundo ele, "rebola" para justificar a adoção das políticas. Para o sim e para o não, acho que vale a pena ler o que ele disse. Eu vou procurar ler os estudos que ele menciona, antes de chegar a uma conclusão (embora possa adiantar que meu viés vai tender a discordar dele... rs).

Entre as infinitas "teses" sobre a inflação, destaco aqui algumas leituras que fiz que são interessantes.
  • Uma das piores coisas que eu li foi o artigo do Werlang no Valor de ontem. Ele fala coisas que me deixaram confusas! Em primeiro lugar, me parece que ele constroi uma argumentação e depois conclui outra coisa! E alguém me explica, por favor, que tipo de condução de política monetária combate a "inflação de demanda" de alimentos e combustíveis??? Ele coloca subsidio (para choques temporários) e aumento de juros (para "choques duradouros") no mesmo patamar? isso me soa estranho, na minha humilde ignorância...
  • Em compensação o artigo do Delfim de hoje (sim, do Delfim e daí?!?! hehe... ) está excelente, juntando argumentos que, acredito eu, agradam gregos e troianos e sem "viajar" muito (tirar totalmente a culpa da elevação dos preços das commodities a algum grau de especulação é muita viagem - saiu um artigo nessa linha no Valor da semana passada). Fora que ele faz uma análise comparativa interessante sobre o momento atual e a crise dos early 80's (ficou faltando uma conclusãozinha mais adequada à este respeito, mas acho que é fruto do espaço limitado do jornal).
Pra não dizer que eu leio só o Valor, adorei a matéria sobre o Bolsa Família da Carta Capital da semana passada! Eles estão divulgando uma pesquisa feita com as pessoas que recebem o bolsa família e mostraram a melhoria que o programa proporcionou às famílias e rebatem, sutilmente, as críticas atribuidas à ele. Vale a pena ler... Adoro mídia que toma partido! hahaha...

A matéria sobre o aumento do preço das carnes no Jornal Nacional de ontem também foi boa. Tenho uma tendência empirista, gosto quando eles vão às casas das pessoas (caso da reportagem da Carta) e às fazendas (caso do JN), ver de perto, o funcionamento "das coisas".

E pra não dizer que eu só comento de economia, preciso registrar aqui que algumas coisas na novela das 8 estão me incomodando! hahaha... semana passada a Lara sai do Teatro Municipal e 3 segundos depois está na ponte nova lá no Morumbi! Para quem não conhece SP, nesse caminho todo, dava para a Flora ter contado, em detalhes, ano a ano de sua vida na cadeia! hahahaha...

Acho q por hoje é só (só?? hehehe) Ah! quem quiser os artigos mencionados é só me pedir que eu mando por email!

9 comentários:

Anônimo disse...

O que é PDP???

Samira disse...

Hahaha... comecei bem, isso pq eu disse que ia usar uma linguagem comum... rs...

Pra resumir, PDP é a Política de Desenvolvimento Produtivo, lançada em maio deste ano pelo governo federal, com uma série de medidas para fortalecer a competitividade de alguns setores industriais escolhidos.

Pois bem, o artigo que me referi no post critica o processo de escolha destes setores beneficiados.

Maiores informações: www.desenvolvimento.gov.br/pdp

Hehehe... Samira tbm é utilidade pública! rs...

Jessie Miranda disse...

Bom xibom, xibom, bombom... rs
Enfim, eu como boa tarada que sou só posso gostar de 1 "coisa" que tenha "infla"ção rsrs...
Buscando o conforto, só posso dizer que minha conta tbm teria q ter um aumento juntamente com o salário que não é ajustado como essa maledeta vilã, logo, isso não ocorre, o que não é o caso do que coloquei anteriormente mas isso a gente abafa! rs
Isso vem me dando bons lucros por assim dizer! rsrs
Ah! Não gosto de lembrar daquelas maquininhas "tectec" que chegaram anos 80 que a cada dia um tipo de produto tinha reajuste em supermercados!
Era horrível!
Aff....

Jessie Miranda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jessie Miranda disse...

Hum....
Já está com "AMOMINO"
huahauahuahauah
nem te falo nada dona Salira! rs

Terninho disse...

marge - pq temtanta pata de porco noteto???

Homer- Porco aranha porco aranha pouco porco mais aranha , vai tecendo sua teia mais churisso mas cuidado ele e o PORCO ARANHA!!!

brincadeirinha sa so praestreiar!! enao falarq nao te apoio hauhuahauhauhau

Anônimo disse...

Ai Sá, que coisa chata esse negocio de economia hein...credo!
Rs

Unknown disse...

É Cá, mas vai ser pouco... rs

Aliás, o q vc tá falando?? hahahahaha...

Anônimo disse...

É Sá...quem sabe subindo os juros no Brasil agente consiga fazer o precó do petróleo mundial cair! quanto ao Delfim...apesar dos pesares é o melhor analista economico da midia...quanto a materia da carta capital realmente vale mto a pena principalmente para acabar com o senso comum preconceituoso de que quem recebe o beneficio nao quer mais trabalhar...